Amostra de Ciências
Sexta: 15/10
7º A
Quinta: 07/10
7º C
Organização da Amostra: espaço da Lanchonete, horário intervalo e ao final do 5º horário aos pais.
Material apresentado: cartazes com figuras, com informações, curiosidades, benefícios e prejuízos causados pelos organismos dos grupos e experimentos para observação com auxilio do microscópio e visualização a olho nu.
Segue algumas sugestões para observação e experimentos:
FUNGOS: ação dos fungos: expor objetos que podem ser contaminados.
BACTÉRIAS: maquetes, cartazes com figuras bem ilustrativa.
ALGAS / PROTOZOÁRIOS: realizar a cultura de protozoários e observar as algas
VÍRUS: maquetes, cartazes com figuras bem ilustrativa.
LEVEDOS -FUNGOS
Constatando a atividade dos levedos
O objetivo desta atividade é constatar a fermentação realizada pelas leveduras que constituem o fermento biológico. O gás carbônico liberado durante a fermentação infla bexigas de borracha, e mostra em qual dos frascos experimentais os levedos estão ativos.
ATIVIDADE DE LABORATÓRIO
Material
_ 5 tubos de ensaio (ou frascos pequenos de refrigerante)
_ 5 bexigas de borracha
_ barbante ou elástico
_ 1 tablete de fermento biológico fresco
_ água com açúcar
_ etiquetas para identificar os tubos
Procedimentos
Dissolva o fermento em um pouco de água, de preferência filtrada. No primeiro tubo de ensaio, coloque apenas água; no segundo, coloque apenas água com açúcar; no terceiro, coloque água com o fermento dissolvido; no quarto e no quinto tubos, coloque água com açúcar e o fermento dissolvido; a seguir, ferva durante alguns minutos o conteúdo do quinto tubo. Etiquete os tubos de acordo com seus conteúdos e ajuste uma bexiga à boca de cada tubo, amarrando-a firmemente com barbante ou elástico. Deixe o conjunto por algumas horas em um ambiente relativamente aquecido e observe o que acontece com as bexigas. O que se espera é que apenas a bexiga do tubo 4 tenha se inflado devido à liberação de gás carbônico pelos levedos. Os tubos 1 e 2 servem de controle, para nos certificarmos de que nem a água pura nem água com açúcar, por si sós, liberam gás. O tubo 3 também tem função de controle, mostrando que é necessário fornecer açúcar aos levedos para que eles façam fermentação. O tubo 5, previamente fervido para matar os levedos, mostra que estes precisam estar vivos para produzir gás carbônico. Após a montagem da experiência, estimule os estudantes a antecipar os resultados. Discuta com eles o papel dos tubos usados como controle experimental e comente as diferenças entre os tubos 4 e 5. Comente com os estudantes a diferença entre o fermento biológico, no qual é a atividade fermentativa dos levedos que produz gás carbônico, e o fermento químico em pó, que produz gás carbônico por meio de uma reação química estimulada pelo calor do forno.
Elabore um pequeno relatório sobre a experiência, contemplando os seguintes itens:
a) objetivos da atividade;
b) desenho esquemático da montagem da experiência, que represente os frascos, seu conteúdo e as bexigas, antes e depois dos resultados, com as legendas necessárias;
c) resultados e conclusões, isto é, aquilo que foi observado e as conclusões a que se chegou pela interpretação dos resultados.
Olá tia Susana, eu queria saber de algumas coisas:
ResponderExcluir- Se podemos fazer placas de isopor para nomear o grupo e pregá-las na parede, e placas informando sobre os experimentos.
-Se iremos precisar de levar os materiais: Microscópios, tubos de ensaio, etc
-Se os pais poderão vir nos ver e os horários para eles
JULIANA 7°A