quinta-feira, 23 de setembro de 2010

RESUMO BIMESTRAL CIÊNCIAS 6º ANO


RESUMO BIMESTRAL CIÊNCIAS 6º ANO

A camada de ar que envolve o nosso Planeta é chamada de atmosfera. O até formado por uma mistura de gases, vapor d´água e outras partículas em suspensão. Entre os gases que formam o ar destaca-se o gás nitrogênio, o gás carbônico, gás oxigênio, além dos gases nobres ou raros.
A atmosfera entre outras funções, protege os seres vivos de certos raios solares nocivos á saúde. Ela também garante uma temperatura adequada á vida em nosso planeta.
 A atmosfera é formada por diversas camadas. Considerando a temperatura e a concentração desses gases, atmosfera é dividida em cinco camadas nessa ordem: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera.
A camada de ozônio é capaz de filtrar o excesso da radiação ultravioleta do sol que incide sobre a Terra, pois atua como escudo protetor. Sem a existência dessa camada, os raios poderiam destruir todas as formas de vida no Planeta, por isso a camada de ozônio é fundamental para todos os seres vivos.
Por causa do buraco na camada de ozônio, os raios ultravioletas do Sol estão penetrando na atmosfera com mais facilidade e incidindo com muita força sobre a superfície do nosso Planeta. A exposição prolongada pode trazer problemas à saúde, como o câncer de pele.
Os principais gases que destroem a camada de ozônio são o clorofluorcarbonos (CFCs), encontrados em aparelhos de refrigeração .
Efeito estufa é um fenômeno natural e necessário ao equilíbrio da temperatura da Terra. Ele colabora para manter a temperatura adequada á vida. Ocorre da forma que os raios do Sol atravessam facilmente a atmosfera e aquecem a superfície da Terra. Parte desse calor reflete na superfície do Planeta, atravessa a atmosfera e sai dela.
O ar que nos rodeia é uma mistura de vários gases. O gás nitrogênio ocupa uma proporção de 78% na atmosfera, ele é indispensável para nosso organismo, assim como para outros seres vivos. Porém não absorvemos facilmente este gás na nossa respiração, o absorvemos através do CICLO DO NITROGÊNIO no ar.
Ocorre da seguinte forma o gás é absorvida pelas raízes das plantas onde existem algumas bactérias, elas convertem o gás em nitrato, em seguida os animais herbívoros ou o próprio homem se alimenta da planta, e passa a ingerir a substância, quando os animais são ingeridos na cadeia alimentar ou morrem e entram em decomposição dá continuidade do ciclo.
O ser humano, ao se alimentar de plantas e de animais, aproveita de maneira indireta, o nitrogênio do ar em forma de proteínas que retirou dos alimentos ingeridos (carnes e legumes).
O gás oxigênio é o segundo componente do ar, ocupa 21% do total dos gases da atmosfera. Ele é de grande importância para os seres vivos. Os seres que não necessitam da presença de O2 são chamados seres anaeróbicos, e os que necessitam chamam-se seres aeróbicos. As plantas quando realizam a fotossíntese liberam gás oxigênio no processo de conversão de absorver gás carbônico, devolve a atmosfera oxigênio, por isso às plantas são consideradas purificadoras do ar. O oxigênio também é muito importante para a combustão (Ex.experiência da vela).
O dióxido de carbono é conhecido também como gás carbônico, o aumento desse gás na atmosfera é devido principalmente pela queima dos derivados de petróleo (gasolina, querosene, diesel etc. pelas indústrias, automóveis). Ele liberado em excesso aumenta o processo do efeito estufa (AQUECIMENTO MODERADO DA TERRA).
Até certo ponto o efeito estufa é bom, em exagero ele se torna ruim, gerando um superaquecimento na atmosfera, fenômeno chamado de AQUECIMENTO GLOBAL.
E quando há muitas plantas elas equilibram a quantidade de CO2 absorvendo o gás carbônico para a realização da fotossíntese.
Os gases nobres ou raros são encontrados em pequena quantidade, não úteis a nossa respiração, são eles o argônio, o hélio, o neônio, o xenônio, o radônio e o criptônio.
O ar ocupa espaço, logo ele é uma matéria possui volume. As propriedades do ar são “Compressibilidade” (capacidade que o ar tem de reduzir seu volume ao ser comprimido ´preso´ ex. bola, pneus, balões etc..) Ex. experiência da seringa.
“Elasticidade” (capacidade que o ar possui de depois de comprimido ´preso´ , voltar a ocupar o mesmo volume que antes da compressão. Ex. bexiga de festa, balão etc.)
“Expansibilidade” (capacidade que o ar apresenta de ter seu volume expandido espalhado pelo ambiente. Ex. cheiro de comida, odores, fumaça etc.)
O ar comprimido (ar preso - com moléculas unidas, concentradas) possui utilidades como: em bombas, pneus, botijão de gás, compressores, aparelhos de encher balões, pistolas de pintura.
O ar rarefeito (ar livre - com moléculas distantes, afastadas) este ar é encontrado em grandes altitudes, como pico de montanhas, dificultando a respiração. Nesse nível de altitude há pouco oxigênio disponível.
O ar rarefeito possui a utilidade em aparelhos, como aspirador de pó, aplicado em fabricação de garrafas térmicas.
A pressão atmosférica acontece por todos os lados. É o resultado do peso da massa de ar sobre a superfície do Planeta e sobre qualquer corpo em contato com o ar.
Torricelli inventou um instrumento chamado BARÔMETRO capaz de medir o valor da pressão atmosférica. Assim tornou possível medir a pressão do ar em qualquer lugar.
A pressão atmosférica varia com a altitude, á medida que nos distanciamos da superfície do mar, a pressão exercida pela atmosfera é maior do que em atitudes.
Além da altitude os fatores como a umidade do ar, a temperatura influenciam na pressão atmosférica.
Os aparelhos utilizados para medir a pressão atmosférica são: Barômetro aneróide, o altímetro –usado nas aeronaves, e o barógrafos- usado em previsões do tempo.
O vento é considerado o ar em movimento. As moléculas se agrupam e realizam movimentos. Os ventos são conseqüências da movimentação das correntes de ar (quente ou fria).
As correntes de convecção realizam da seguinte forma o ar quente da superfície alcança uma altitude, a partir daí ele se torna um ar mais frio, refrigerando tornando-se frio ele alcança novamente a superfície da terra tornando um ar quente novamente e assim sucessivamente, formando as massas de ar (quente e fria).
Os tipos de ventos são vários e são classificados em três critérios: a pressão, a temperatura e a velocidade da corrente do ar.
 Quanto maior for à diferença de pressão dentre as áreas, maior será a velocidade dos ventos.
Brisas: vento fraco e constante, típico de regiões litorâneas. Sua velocidade não ultrapassa 20km/h.Elas podem ser terrestre e marítima.
Furacões: conhecidos ciclones e tufões, são ventos que giram fortemente e tomam a forma de uma espiral. Sua velocidade é superior á 100km/h. Se formam nos oceanos tropicais.
Tornados: são ventos que podem atingir 500km/h. São também ventos giratórios que ocorrem quando corrente fria e uma corrente quente se encontram.
Os aparelhos usados para medir a velocidade e a direção dos ventos são: Anemoscópio (verifica a direção dos ventos), a Biruta (indica a direção do vento), e o Anemômetro (ler a velocidade dos ventos).

17 comentários:

  1. Estou revisando o conteúdo e foi perfeito!!!

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  2. Muito bom esse resumo,obrigada pela postagem

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  3. Muito bom esse resumo,obrigada pela postagem

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  4. Como vcs fizeram para guardar isso tudo de cabeça

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  5. obrigado pelo resumo. me ajudou a estudar.

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  6. Cara na próxima escreve menos vai e difícil ler tudo eu teve que faltar prova de ciências pra a bagaça de ciências

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