segunda-feira, 27 de setembro de 2010

RESUMO BIMESTRAL CIêNCIAS 7º ANO


RESUMO BIMESTRAL CIÊNCIAS
7º ANO

O reino fungi (fungos) é compreendido organismos aclorofilados, não possuem clorofila, e, portanto não realizam fotossíntese.
            São seres heterótrofos, pois são organismos que não são capazes de sintetizar seu alimento, tem de obtê-lo de outros organismos vivos ou mortos.
Sua forma de nutrição justifica o seu desenvolvimento em locais onde exista matéria orgânica.
Eles são classificados em: fungos saprófagos ou sapróvoros, dessa forma se nutrem de matéria animal ou vegetal em decomposição, crescem em árvores caídas, estercos e em frutas podres.
Os fungos parasitas, vivem à custa de animais ou vegetais vivos, causando-lhes doenças, como micoses, ferrugem do cafeeiro etc.
 Sua estrutura pode ser unicelular, o caso dos fungos microscópicos que se reproduzem por brotamento, formando colônias (levedos).
Já os bolores ou mofos apresentam um corpo pluricelular, chamado de micélio, constituído por um entrelaçamento de filamentos, as hifas. Nos cogumelos, o micélio apresenta uma parte subterrânea, onde as hifas lembram uma primitiva raiz e outra área, formando o conhecido chapéu.
A reprodução ocorre por meio da propagação dos esporos estruturas reprodutoras dos fungos, eles são disseminados através do vento, caindo em meio favorável, os esporos germinam produzindo novos fungos.
A importância dos fungos para o homem é extensa:
 Na produção de muitos antibióticos (como a penicilina, estreptomicina e neomicina).
Usados na alimentação como os cogumelos-de-chapéu (champignon)
Na fermentação de produtos alimentícios pães, vinho, queijos, etc.
No ciclo da matéria decompõem matéria orgânica.
Porém traz alguns prejuízos como provocam o apodrecimento de madeiras, parasitam vegetais, causam doenças como a micosepicos que se reproduzem por brotamento, formando colmicrosc como micoses, ferrugem do cafeeiro etc.
Os levedos são fungos microscópicos que provocam a fermentação de certas substâncias.
Os liquens são formados pela associação de alga com um fungo, vivem em regiões mais áridas, nos muros, troncos de árvores, eles realizam um mutualismo.
A descoberta da penicilina foi através de Fleming um bacteriologista, o qual observou em suas experiências que a ação da substância tóxica de um fungo impedia o crescimento de bactéria.

O reino protista, é constituído por protozoários e algas.
As algas protistas - primitiva são classificadas como unicelulares e faz parte do reino protista. As algas mais evoluídas foram classificadas como estudo do reino plantae.
            As algas primitivas são organismos unicelulares e microscópicos que compreendem: euglenofíceas, pirroficeas, e crisofíceas.
            Elas são classificadas sua locomoção. As euglenofíceas se locomovem por meio de flagelos, são formadas por uma única célula que contém clorofila, vivem principalmente em água doce. A euglena realiza a fotossíntese.
            As pirroficeas se locomovem por meio de dois flagelos, são formadas por uma só célula que contém clorofila e a produção de luz (bioluminescência).
            As crisofíceas são formadas por uma única célula, coberta por uma carapaça silicosa, são exemplos às diatomáceas a qual produz a maior parte da fotossíntese realizada na terra, são encontrados no mar, lagos, rios e solo úmido.
            Elas vivem em água salgada, doce, vivem também sobre ou entro do solo, em pedras e madeiras úmidas ou ainda em associação com fungos e certos animais, são importantes na cadeia alimentar.
            As algas pluricelulares são: as clorofíceas ou algas verdes - algas de cor verde graças à clorofila chegam até em média 6m de altura, algumas possuem caule e raiz.
Vivem tanto em água doce como salgada, sobre troncos de árvores, rochas úmidas e solo. As feofíceas ou algas pardas – algas de cor parda devido ao pigmento fucoxantina, são de vida marinha, algumas atingem até 60 m.
            As rodofíceas ou algas vermelhas – algas vermelhas devido à presença do pigmento ficoeritrina são pluricelulares e vivem no mar são pequenas e delicadas.
            As algas são base da cadeia alimentar do ambiente aquático. Possuem utilidades na alimentação, algumas substâncias retiradas das algas também são utilizadas na produção de cremes, geléias, conserva tortas, doces, refrigerantes. São utilizadas também no preparo de coagulantes sanguíneos, fabricação de xampus, cosméticos.
            Elas podem causar problemas como ocorre no fenômeno “Maré vermelha”, a qual intoxica os animais marinhos.

Protozoários são organismos microscópicos e unicelulares. São formados por uma única célula, capaz de executar todas as funções vitais do animal, como nutrição, respiração, reprodução e outras.
            Em relação ao local onde vivem, são divididos em dois grupos: os de vida livre, distribuído no mar e na água doce, e os que vivem associados a outras espécies, por meio do comensalismo, do mutualismo e do parasitismo.
            No comensalismo, os protozoários vivem associados a outras espécies, sem prejudicá-las, ingerindo restos de alimento, é o caso da entamoeba coli, que vive no intestino humano.
            Mutualismo é o tipo de associação da qual resultam vantagens recíprocas para as duas espécies associadas. É o caso do Trichonympha, que vive no intestino dos cupins, onde digere a celulose.
            Há algumas espécies de protozoários que vivem á custa de outro organismo, chamado de hospedeiro.
            Os protozoários são classificados conforme sua forma de locomoção: flagelados, ciliados, rizopodes, esporozoários.
            Os flagelados são protozoários que se locomovem por meio de flagelos, representante típico o Trypanosoma cruzi, agente causador da tripanossomíase ou Doença de Chagas. A transmissão dessa doença é feita pelo barbeiro ou chupança (chupador de sangue) que vive nas rústicas habitações rurais, pica na região da face (rosto), provocar lesões no coração que se dilata, provocando até a morte.
            A Leishmania brasiliensis é outro flagelado que também parasita o homem, causando uma grave doença, a leishmaniose ou úlcera de Bauru. O homem infecta-se pela picada do mosquito transmissor, conhecido vulgarmente por birigui ou mosquito-palha, o parasita atinge as mucosas bucal e nasal, provocando lesões destruindo a cartilagem do nariz.
            Os ciliados apresentam o corpo unicelular revestido por cílios, apêndices locomotores e bem numerosos, o representante mais conhecido é o paramécio.O corpo deste protozoário é alongado um processo de atrair partículas para sua nutrição através cílios e caem em vacúolos digestórios.
            Os rizopodes são os protozoários que se locomovem por meio de pseudópodes (falsos pés) que também auxiliam na captura de alimento, num processo chamado de fagocitose. Os rizopodes são chamados de amebas.                                 A Entamoeba histolyca é uma ameba que vive no intestino humano, provocando a amebíase ou disenteria amebiana, que causa diarréia. O meio de transmissão ocorre por meio de cistos eliminados pelas fezes do hospedeiro, o homem adquire o parasita ingerindo água e verduras cruas contaminadas com os cistos, a prevenção é feita pelo saneamento básico e educação sanitária.
           
Os esporozoários são protozoários que não possuem organelas locomotoras e vivem exclusivamente como parasitas. A malária é uma doença provocada por um esporozoário, o Plasmodium vivax. O parasita é inoculado no homem pela picada do mosquito Anopheles infectado. A malária provoca ataques febris periódicos, a principal medida preventiva é a eliminação dos focos de mosquitos transmissores.
            Exemplo de protozoários parasita: Amebíase ou disenteria amebiana - parasita Entamoeba histolytica, transmissão por ingestão de água e vegetais contaminados com cistos, a profilaxia é através de saneamento básico;
Tripanossomíase ou doença de ChagasTrypanosoma cruzi, transmissão pelas fezes do barbeiro, através de lesões na pele, a profilaxia é o combate aos transmissores.
Leishmaniose ou úlcera de Bauru - Leishmania brasiliensis, transmissão através da picada do mosquito birigui-mosquito-palha, a profilaxia é o combate ao agente transmissor.
Malária - Plasmodium vivax, transmissão pela picada da fêmea do mosquito Anopheles, a profilaxia é através da eliminação do transmissor.
Reino monera é o reino constituído por organismos unicelulares com células procarióticas, não possuem um núcleo organizado, sua reprodução é basicamente assexuada por bipartição. São moneras as bactérias e a cianofíceas.
As bactérias são organismos muito pequenos constituídos por uma só célula e são apenas visíveis com ampliação de um microscópio.
A bactéria é envolta por uma membrana esquelética chamada parede bacteriana, a qual é afetada quando ingere antibióticos para seu extermínio.
As células bacterianas possuem parede bacteriana, membrana plasmática e o nucleiode constituído unicamente por DNA ou ADN.
Quanto a sua forma a célula das bactérias são classificadas em 4 tipos: cocos, bacilos, vibriões e espirilos.
Cocos: são as bactérias de forma esférica, podendo viver isoladas ou agrupadas em colônias. Assim tem os agrupamentos - estreptococos (colônias em forma de cadeia), e estafilococos (colônias que lembram um cacho).
Bacilos: possuem corpo em forma de bastonete.
Vibriões: apresentam células em forma de vírgula.
Espirilos: bactérias de forma espiralada.
Existem bactérias que possuem flagelos para facilitar a locomoção.Quanto ao processo de nutrição elas classificadas em autótrofas e heterótrofas. As autótrofas realizam fotossíntese e a quimiossintese (a partir de reações químicas de compostos orgânicos). As bactérias heterótrofas vivem como parasitas e decompositoras, estas importantes na decomposição de matéria orgânica.
Quanto ao processo respiratório, as bactérias podem ser aeróbicas ou anaeróbicas. As primeiras vivem na presença de oxigênio, enquanto as anaeróbicas não suportam tal gás.
As bactérias possuem modos de transmissão de doenças. Elas são chamadas de bactérias patogênicas.
Coqueluche – ou tosse comprimida é uma infecção causada por um bacilo, ataca principalmente crianças, provoca muita tosse, sua transmissão ocorre por meio das secreções das mucosas dos infectados, a prevenção é feita pela vacina tríplice que combate também a difteria e o tétano.
 Difteria – causada por um bacilo, provoca inflamação da garganta e pode causar até a morte por asfixia, a transmissão é feita por secreções da boca e nariz dos infectados, principalmente crianças.
Tétano – o agente causador do tétano é um bacilo e provoca contrações musculares dolorosas, a bactéria produz esporos, estruturas que penetram no corpo humano por meio de ferimentos.

Meningite – é uma infecção trata-se de uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula, sua transmissão se dá pelas vias respiratórias.
Sífilis – o agente transmissor é o espiroqueta, provoca lesões na boca e nos órgãos sexuais, é uma doença sexualmente transmissível.
Febre tifóide ou tifo – é uma doença causada por um bacilo, provoca febre, dores musculares, manchas vermelhas na pele e diarréias, os bacilos são transmitidos pela ingestão de água e alimentos contaminados.
Tuberculose – doença causada por um bacilo, que ataca os pulmões, a transmissão é feita pelo contato direto entre o doente e o sadio através de vias respiratórias.
Lepra ou hanseníase – é provocada por um bacilo, inicia com manchas cutâneas, provocando até ulcerações cutâneas, a transmissão acontece pela penetração dos micróbios através da pele ou mucosa, especialmente a nasal.
As bactérias em condições favoráveis formam esporos envoltório de proteção, eles podem sobreviver em condições bem adversas. A contaminação ocorre quando os esporos caem em locais que contém água e alimentos, assim rompe-se a capa protetora e a bactéria se reproduz.
Existem bactérias sua atividade é muito importante para o homem como:
-A coalhada caseira preparada pela ação de bactérias que “azedam” (fermentam) o leite, o iorgute é um tipo especial de coalhada.
-Algumas bactérias produzem substâncias antibióticas.
-No intestino constituem a flora intestinal.
-Certas bactérias fermentadas transformam o álcool do vinho em ácido acético, tornando-se vinagre.
-Outras fermentam o leite e o transformam em queijo.
            As cianofíceas ou algas azuis são seres unicelulares que vivem isolados ou associados em colônias macroscópicas. São organismos autótrofos, possuem pigmentos, a reprodução é assexuada por bipartição. As cianofíceas vivem na água doce, no mar e em ambiente terrestres úmidos.

Vírus é um parasita intracelular obrigatório, pois  não é considerado ser vivo, porém para ele ter características de vitalidade, é necessário que ele se instale em uma célula viva de um animal ou vegetal.
A estrutura dos vírus consiste em um “capsídeo protéico” e um “ácido nucléico”. O capsídeo envolve o material genético que pode ser RNA ou DNA. O que vai determinar as características dos vírus é o material genético.
Para que um vírus consiga reproduzir-se, é necessário que ele invada uma célula, por isso os vírus são considerados parasitas intracelulares.
Os vírus como infecta qualquer ser vivo, ele se instala nas bactérias tornando assim bacteriófagos. Sua forma de reprodução é bem rápida onde há uma multiplicação do material genético, o qual é revestido com o capsídeo protéico.
Os vírus possuem uma capacidade de sofrer bastantes mutações, ou seja, de se adaptar ao meio.
Os vírus causam malefícios tanto ao homem, aos animais e ás plantas. As doenças causadas pelos vírus chamam-se viroses.
A maneira de evitar as viroses é através de vacinas, a qual faz com que o organismo tenha defesa no organismo para combater o vírus que vier se instalar e se multiplicar.Tem algumas vacinas com durabilidade anos, outra se deve fazer a manutenção da dosagem.
Viroses: Caxumba - transmissão por gotículas de saliva expelidas pelo doente, afeta abaixo da região da orelha.
Hepatite - transmissão contato pessoa a pessoa; oral fecal.

Poliomielite ou paralisia infantil - transmissão por contato direto com secreções faríngeas de pessoas infectadas, afeta de forma a paralisar alguma região muscular.
Raiva (hidrofobia) – transmissão ao homem, por meio de saliva de animais doentes, afeta o sistema nervoso.
Rubéola (sarampo alemão) – transmissão por meio de gotículas de muco de saliva ou pelo contato direto com o doente.
Sarampo – transmissão por meio de gotículas de muco de saliva ou pelo contato direto com o doente.
Varíola – transmissão contato com as secreções das vias respiratórias, as lesões da pela, da mucosa.
Febre amarela – transmissão pela picada do mosquito (Aedes aegypti).
Dengue - transmissão pela picada do mosquito (Aedes aegypti).
AIDS ou SIDA – transmissão pelo ato sexual, seringas contaminadas, transfusões.
Febre hemorrágica do Ebola – transmissão por secreções de sangue.



BOM ESTUDO!!
Tia Susana

3 comentários:

  1. por favro,eu to no 7 ano,e minha professora de ciencias passou umas perguntas para a gente responder... mas tem umas coisas q naun entendi... eu to seguindo seu blog,mas por favro ainda hje me da a resposta do q é " AUTÓTROFOS "? por favro responde ainda hje!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sao seres vivos que produzem o seu próprio alimento, ou seja, são capazes de sintetizar compostos orgânicos a partir de compostos inorgânicos através de fotossíntese ou quimiossíntese. A palavra "autótrofo" vem dos termos gregos autos = próprio e trophos = alimentar.

      Excluir
    2. sao seres vivos que produzem o seu próprio alimento, ou seja, são capazes de sintetizar compostos orgânicos a partir de compostos inorgânicos através de fotossíntese ou quimiossíntese. A palavra "autótrofo" vem dos termos gregos autos = próprio e trophos = alimentar.

      Excluir