Correção Exercício Unidade 5 - Vento: o ar em movimento
1- O vento
2- Alternativa B
3- Os raios de sol aquecem o solo. O solo, aquecido, aumenta a temperatura da camada de ar mais próxima a ele. O ar aquecido se torna menos denso e sobe. Imediatamente, a massa de ar frio (mais densa), localizada em camadas superiores, desce e ocupa o lugar do ar frio que subiu. Esses movimentos de massas de ar formam os ventos.
4- Seqüência correta: A, C, B, D
5- A afirmativa está incorreta, porque a brisa que sopra durante a noite vem da terra para o mar e não ao contrário, como afirmou José Luis.
6- Porque nas regiões de baixa pressão o ar é menos denso e sobe. O ar frio (mais denso) vem ocupar o lugar do ar quente que subiu.
7- Uma biruta é um instrumento muito simples usado em aeroportos para indicar a direção do vento.
8-
a) Brisa do vale. Pela manhã, os cumes das montanhas se aquecem primeiro que os vales. Os cumes aquecidos aquecem o ar próximo a eles. O ar quente sobe para a atmosfera, e o ar fresco do vale sobe para o cume para ocupar o lugar do ar quente que subiu.
b) Brisa marinha. O Sol aquece a terra, e o ar quente (menos denso) que está sobre ela sobe. O ar frio (mais denso), que está sobre água do mar, se desloca em direção á terra para ocupar o lugar do ar quente que subiu.
9- Os pescadores usam barcos a vela. Á noite, a brisa sopra da terra para o mar, facilitando o movimento dos barcos mar adentro. Pela manhã, ocorre o contrário, ou seja, a brisa sopra do mar para a praia, facilitando o movimento do barco na volta á praia.
10- Seqüência: D, A, B, C, E
11- Energia eólica.
Correção Exercício Unidade 6 – Previsão do tempo
1- O noticiário se refere ao tempo, pois ocorrerão mudanças temporárias nas condições atmosféricas do local.
2- Exemplo: O clima de Brasília é quente e seco.
A previsão do tempo para Brasília no final da tarde é de aumento da umidade do ar, com possibilidade de chuva.
3- A meteorologia é uma ciência que estuda as condições do tempo.Por meio dessa análise, o homem pode prever a formação de furacões, tornados e tempestades e, assim tomar certas precauções que podem salvar muitas vidas.
4- Eles servem para analisar os tipos de vento, umidade, a pressão atmosférica, os tipos de nuvem e as massas de ar.
5- Os tipos de nuvens, a direção e a velocidade dos ventos e a umidade do ar, entre outros fatores.
6- A afirmação está incorreta. As nuvens não são formadas por gases. Elas podem ser formadas por gotículas de água ou cristais de gelo suspensos na atmosfera.
7- Seqüência: V, V, F, V, F
8- Seqüência: F, F, Q, Q, F
9- Com a chegada do ar frio, o vapor d´água presente no ar irá se condensar e o tempo ficará chuvoso, com provável queda de temperatura.
10- O higrômetro analisado pela pessoa provavelmente marcava alto índice de umidade no ar, o que pode ocasionar a formação de nuvens carregadas e de chuvas.
11-
a) Significa que na minha cidade choveu bastante.
b) O aparelho que mede a quantidade de chuva é o pluviômetro.
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ResponderExcluirProfessora,
ResponderExcluirSuzi eu queria falar que você è uma boa,professora todo mundo te adora !!
Bjs!!!
♥♥♥
cade o resumo do 6ano ?
ResponderExcluirTia, o resumo de ciencias da prova do 7° ano está errado, é da aula 43 até 45, sobre os vegetais, as raíses terrestres e aéreas...Dá uma arrumadinha aí para nossa sala.Juju!
ResponderExcluirTia, estou com o seu presente de Dia dos Professores, segunda-feira eu te entrego! Bjs