quinta-feira, 21 de outubro de 2010

RESUMO CIÊNCIAS 8º ANO PROVÃO 4º BIMESTRE


RESUMO CIÊNCIAS 8º ANO
PROVÃO 4º BIMESTRE

            A reprodução é o processo que permite a perpetuação (geração) das espécies através da produção de novos indivíduos.
            A reprodução pode ser classificada em assexuada e sexuada, tendo a última à participação de gametas que se unem no processo denominado fecundação.
            Os seres humanos apresentam reprodução sexuada, envolvendo a participação de gametas masculinos e femininos produzidos por indivíduos distintos com nítido dimorfismo sexual, isto é, com nítida diferença externa, permitindo a identificação do homem e da mulher.
            No organismo humano existem dois tipos de células: somáticas e germinativas (sexuais).
            As células somáticas são as que formam o corpo propriamente dito; as germinativas originam os gametas. O gameta masculino é o espermatozóide, enquanto o feminino é o óvulo.
            As glândulas sexuais são chamadas de gônadas, que além de produzirem gametas também formam hormônios.
            O hormônio feminino progesterona- responsável pelos caracteres secundários femininos; Hormônio masculino testosterona- responsável pelos caracteres secundários masculinos.
            As gônadas são: testículos e ovários. Elas produzem gametas e hormônios.
            A gônada masculina é o testículo, que produz os espermatozóides e os andrógenos, hormônios masculinos.
            A gônada feminina é o ovário, produtor de óvulos e de estrógeno, hormônios femininos.

SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO

            Anatomia do sistema produtor masculino, ele é constituído por órgãos internos e externos.
            Internamente são: testículos, epidídimos, canais deferentes, canais ejaculadores, vesículas seminais e próstata, glândulas bulbouretrais  e, uretra.
Externamente, pelo pênis e saco escrotal.

            Testículos estão localizados numa bolsa denominada escroto ou saco escrotal e encontra-se fora da cavidade abdominal, ou seja, são externos.
            Epidídimo são túbulos seminíferos que armazenam os espermatozóides durante um curto período.
             Canais deferentes, é a continuação de um epidídimo, sai do saco escrotal e penetra na cavidade do corpo, circundando a bexiga urinária. Na sua porção terminal o ducto deferente é o caminho percorrido pelos espermatozóides até chegar ao canal ejaculatório.
            Canais ejaculadores, continuação do canal deferente, situado entre a vesícula seminal e a próstata.
            Vesículas seminais, são bolsas localizadas ao lado dos ductos deferentes, produzem uma secreção para a nutrição dos espermatozóides.
            Próstata é uma glândula que secreta um liquido leitoso, fluido.
            Sêmen ou esperma, mistura de espermatozóides e fluidos das vesículas seminais, da próstata e de outras glândulas o sêmen serve como fonte de nutrição para os espermatozóides e ativa-os pára se torna móveis.
            Espermatozóide, gameta masculino, é uma célula dividida em três partes.
            Uretra, canal comum aos sistemas excretor e reprodutor masculino que parte da bexiga, passa pela próstata, onde recebe o sêmen dos canais ejaculadores, e percorre o interior do pênis permitindo o lançamento do sêmen no meio externo.
            Pênis, é o órgão copulador masculino, consiste de corpos esponjosos que se enchem de volume de sangue, causando enrijecimento e o alongamento do pênis (ereção).
            A vasectomia é um processo de esterilização feita no homem , onde o procedimento se faz através de uma pequena incisão (corte) de cada lado do escroto, onde é feita uma secção nos canais de passagem dos espermatozóides, a qual impede a passagem dos espermatozóides dos testículos para a uretra, ela não impede a ejaculação nem na fertilidade do homem. 

SISTEMA REPRODUTOR FEMININO

            O sistema reprodutor feminino apresenta-se dividido em duas partes: externa e interna.
            Órgãos externos: a vulva (formada pelos grandes lábios, pequenos lábios), clitóris e orifício vaginal.
            Órgãos internos: ovários, trompas de falópio (ovidutos ou tubas uterinas), útero e vagina.
           
Ovários são as gônadas femininas, situadas no abdômen á direita e á esquerda do útero, com duas funções básicas:
-produção do óvulo (gameta feminino)
-produção dos hormônios femininos - estrógenos e progesterona.

É através dos estrógenos que os ovários produzem os óvulos, e através da progesterona que a mulher adquiri os caracteres secundários femininos (desenvolvimento das mamas, crescimento dos pêlos pubianos, etc).

            Trompas de Falópio (ovidutos), são situadas entre os ovários e o útero, são constituídos por dois delicados canais, cuja porção inicial é alargada, lembrando uma trompa. Servem para capturar os óvulos, que saem do ovário, e conduzi-los até o útero após o momento da fecundação.
            A ligadura tubária ou laqueadura é a esterilização cirúrgica da mulher, através da amarração das trompas, impedindo a passagem do óvulo, até as trompas, e assim a fecundação.
            Útero é um órgão de musculatura lisa, com o formato de uma pêra e grande capacidade de distensão (alargamento), onde o embrião se desenvolve até o nascimento.
            Vagina, é o canal que comunica o útero com a vulva, trata-se de um canal destinado a receber o órgão copulador do homem. O hímen é uma delicada membrana que fecha parcialmente a abertura vaginal, na mulher virgem.
            Vulva é a parte externa do órgão reprodutor feminino, formada por dobras da pele (grandes lábios, pequenos lábios) entre os pequenos lábios aparece o clitóris, órgão diminuto e sensível, dotado de tecido erétil.
           
CICLO MENSTRUAL

            Ciclo menstrual ocorre a partir da puberdade das meninas, acontece no ovário e tem duração média de 28 dias. A ovulação ocorre em torno do 14º dia, isto é, no meio do ciclo, divide em duas fases: proliferativa e secretora.
Fase proliferativa: crescimento do endométrio - tecido que envolve internamente o útero.
Fase secretora: estende-se desde a ovulação 14º dia até a menstruação (degeneração do óvulo não fecundado), sendo ocorrida por meio da eliminação de restos de tecido e sangue pela vagina, resultante do rompimento dos vasos, e despregamento do tecido do útero.
            A puberdade na menina incia-se entre 11 e 14 anos. A menstruação é controlada pelos hormônios secretados pelos ovários (estrógeno e progesterona) , a primeira menstruação chama-se menarca. A hipófise (glândula localizada no cérebro) regula a secreção desses hormônios e passa a produzir três hormônios gonadotroficos, que controlam a atividade das gônadas e órgãos sexuais. São eles: Hormônio folículo estimulante (FSH), Hormônio luteinizante (LH), e a prolactina (LTH).

REPRODUÇÃO HUMANA - FECUNDAÇÃO E GESTAÇÃO

            A fecundação é a união do óvulo com o espermatozóide, da qual resulta o ovo ou zigoto. Célula que origina um novo organismo através do desenvolvimento embrionário.
            O processo de penetração do espermatozóide no óvulo ocorre à formação da célula ovo.
            Para que haja fecundação há a necessidade do ato sexual, processo que o órgão copulador do homem é introduzido no órgão genital da mulher. São eliminados os espermatozóides através da ejaculação, onde da vagina os espermatozóides atingem o útero e penetram nas Trompas de Falópio, onde o óvulo é fecundado (ocorre a fecundação).
           
GESTAÇÃO

            Cerca de 30 horas após a sua formação, o zigoto começa a se dividir, iniciando o desenvolvimento do embrião, que se desloca ao longo das Trompas de Falópio. Em seis dias o embrião chega ao útero, onde se fixa , originando o feto.Para auxiliar o desenvolvimento embrionário aparecem os chamados anexos embrionários, especialmente a bolsa amniótica e a placenta.
O período de gestação da mulher é de 280 dias e termina com o parto. O chamado de trabalho de parto pode ser dividido em três períodos.
Controle de natalidade:
 Contracepção é o processo que impede a fecundação, controlando o nascimento. Entre os chamados métodos contraceptivos. São eles: esterilização (vasectomia e laqueadura), preservativos (camisinha), diafragma, pílulas anticoncepcionais, e o DIU (dispositivo intra-uterino).

2 comentários: