domingo, 21 de novembro de 2010

RESUMO CIENCIAS PROVA BIMESTRAL 6º ANO 4º BIMESTRE


RESUMO PROVA BIMESTRAL (4º BIMESTRE)
CIÊNCIAS 6º ANO



RELAÇÕES ECOLOGICAS UNIDADE 3
            Em um ecossistema os seres vivos se relacionam entre si e com o meio. Essas relações podem trazer benefícios (relações harmônicas) ou prejuízos (relações desarmônicas) aos seres vivos que delas fazem parte.
Tanto as relações harmônicas como as desarmônicas podem ocorrer entre indivíduos da mesma espécie (relações intraespecíficas) ou entre indivíduos de espécies diferentes (relações interespecíficas).
           
Relações harmônicas ou interações positivas são aquelas em que não há prejuízo para nenhum dos indivíduos da associação. São exemplos de relações harmônicas: mutualismo, comensalismo, protocooperação, inquilinismo e sociedade.
RELAÇÕES HARMONICAS

            Mutualismo: relação entre duas espécies diferentes em que ambas as partes saem beneficiadas. Ex: as abelhas, os beija-flores, as borboletas e até os morcegos, eles se alimentam do néctar das flores, auxiliando na polinização das flores. Esse tipo de relação é interespecífica.
            Comensalismo: é uma associação em que um indivíduo se alimenta dos restos alimentares do outro, sem prejudicá-lo. Ex: o tubarão e a rêmora, ou o peixe piolho, o pássaro paliteiro e o jacaré. Esse tipo de relação é interespecífica.
            Protocooperação: na protocooperação os dois seres vivos são beneficiados, como exemplo a associação entre o paguro e a anêmona-do-mar. O paguro protege a anêmona de seus predadores dentro se uma concha vazia do molusco. E a anêmona passa a se locomover com facilidade junto ao crustáceo e o crustáceo é protegido do ataque de outros animais pela defesa dos tentáculos “venenosos” da anêmona. Esse tipo de relação é interespecífica.
            Inquilinismo: tipo de associação, em que um ser vivo se instala em outro, sem lhe causar danos.Ex: a associação entre orquídeas e árvores que lhes servem de suporte. Vivendo no alto das árvores, encontram condições ideais de luminosidade para seu desenvolvimento. Esse tipo de relação é interespecífica.
            Sociedade: é um tipo de associação entre seres vivos da mesma espécie que vivem em harmonia e cooperação.Ex: a forma de vida das abelhas, das formigas, dos cupins. Todos trabalham em conjunto para benefícios do grupo. Esse tipo de relação é intraespecífica.
           
Relação desarmônica ou interação negativa, quando pelo menos um dos indivíduos sofre algum tipo de desvantagem em uma associação.
No entanto, as relações desarmônicas são importantes para o equilíbrio das populações. São exemplos de relações desarmônicas: predatismo, parasitismo, canibalismo e competição.
RELAÇÕES DESARMONICAS

Predatismo: é uma relação em que um ser vivo captura e mata um ser vivo de outra espécie para dele se alimentar.Nessa relação, o animal que caça é chamado de predador, e o que é caçado é a presa.Ex:Onça e capivara, pássaro e minhoca, morcego e rã, aranha e mosca, cobra e rato etc.. Esse tipo de relação é interespecífica.
No caso de um animal se alimentar de uma planta, a relação ecológica existente entre eles recebe o nome de herbivorismo.Ex: a cabra que se alimenta de capim, o gafanhoto que se alimenta de folhas etc..


Parasitismo: são seres vivos que vivem no corpo de um indivíduo de outra espécie, o hospedeiro do qual retiram alimento, se possível sem matá-lo.
Parasitismo, portanto é a relação em que um ser vivo se aloja dentro do organismo de outro ser vivo (de outra espécie) causando-lhe danos.
Podem ser ectoparasitas (são parasitas que se alojam na parte externa do hospedeiro), como é o caso do carrapato, da pulga que se fiz ao corpo do hospedeiro como o boi, o cachorro, no caso do homem os piolhos. Eles se alimentam do sangue.
Os endoparasitas (atacam a parte interna de seu hospedeiro), como é o caso da lombriga (vermes parasitas intestinais) e de algumas espécies de bactérias, protozoários e vírus causadores de doenças.
Canibalismo: ocorre quando um animal mata outro da sua própria espécie para se alimentar. É, portanto uma relação desarmônica intraespecífica.Ex: para sua sobrevivência na falta de alimento.Em situação de completa falta de alimento, por exemplo, ratos podem comer os próprios filhotes.
Competição: relações de disputa entre seres vivos da mesma espécie ou de espécies diferentes por alimento ou outros recursos, como território, alimento etc.. Em uma competição, pelo menos um dos envolvidos é prejudicado. Ainda que a disputa não cause morte ou ferimentos, há sempre o desgaste dos competidores como fator negativo. É considerada uma relação desarmônica podendo ser intraespecífica e intraespecífica.

BIOMAS TERRESTRES UNIDADE 4

Biomas são grandes ecossistemas terrestres reunidos, caracterizados por várias espécies de animais e vegetais predominantes na região.
Os principais Biomas terrestres são: Tundra, Taiga, Floresta Temperada, Floresta Tropical, Campos, e Desertos.

Tundra: ele ocorre em regiões próximas ao pólo Norte. Com intenso frio, o solo fica congelado e coberto por neve a maior parte do ano. Apresenta apenas 3 meses de frio menos intenso.No verão ocorre o degelo do solo, formando lagoas e pântanos , onde crescem plantas pequenas como musgos, capins e ervas.Essas vegetações tornam alimentos para animais típicos do Bioma- renas,lobos-árticos, raposas, ursos, insetos entre outros.No inverno muitas aves e mamíferos , migram para regiões mais quentes. Os animais que permanecem são providos de grossa camada de pelos e uma grossa camada de gordura que impede a perda de calor do corpo e serve como reserva de energia, pois estes mamíferos hibernam durante os meses de frio, são eles os lobos, as raposas e os ursos.

Taiga: Também chamada de floresta Boreal ou floresta de Coníferas, a Taiga localiza-se em regiões da América do Norte, da Ásia e do norte da Europa. O inverno é rigoroso, mas no verão a temperatura aumenta um pouco. Quase todo o solo descongela, as plantas típicas são as coníferas, grupo do cedro e dos pinheiros- árvores sempre verdes, que não perdem as folhas nos meses frios do ano. Essas árvores possuem uma adaptação interessante: como no inverno a água do solo está congelada, por isso as folhas dessas árvores são protegidas por uma camada de cera que diminui a perda de água das folhas pela transpiração. Entre os animais deste Bioma estão os alces, lebres, renas, esquilo, porcos-espinhos, castores, marmotas, ratos-silvestres, lobos, raposas, cervos, ursos etc..





Floresta temperada: As florestas temperadas ocorrem em regiões onde as quatro estações do ano são bem definidas, com verão quente e úmido e inverno frio e seco. Ocorre principalmente na Europa e na América do Norte.
O solo deste Bioma é rico em matéria orgânica, e a vegetação, muito diversificada. Muitas árvores perdem suas folhas durante o inverno e, por esse motivo, as florestas temperadas também são chamadas de florestas decíduas ou caducifoliadas. A queda das folhas está associada a uma adaptação das plantas na defesa contra a seca, uma vez que o inverno, que dura três meses, é bastante rigoroso e a água congelam no solo. Entre os animais são encontrados javalis, esquilos, leões-da-montanha, ratos, lobos, lebres, raposas, veados, cervos, diversas espécies de insetos, pássaros, anfíbios e répteis, entre outros.
Floresta tropical: as florestas tropicais ocorrem principalmente na América do Sul, na Ásia e na África. Essas regiões são caracterizadas por altos índices de precipitações (chuvas), temperatura e umidade do ar elevadas. Apresentam vegetação abundante, diversificada e sempre verde, ou seja, as árvores são perdem as folhas de uma só vez em uma estação do ano especifica. O solo apresenta grande quantidade de matéria orgânica em decomposição. As florestas tropicais apresentam grande diversidade de animais como macacos, capivaras, cotias, onças, sapos aves e preguiças, entre outros. A floresta Amazônica (com 40% de sua extensão em território brasileiro) e a mata Atlântica (região desde o Rio Grande do Norte até o Sul do Brasil) são exemplos de bioma de floresta tropical.
Campos: Os campos, formações abertas encontradas em diferentes locais, caracterizam-se por poucas chuvas durante o ano. A vegetação é composta por plantas herbáceas e árvores de pequeno porte.Os campos podem ser classificados em: -Estepes (campos onde predominam gramíneas, ocorrem em regiões sujeitas a seca. As pradarias da América do Norte e os pampas da Argentina, do Uruguai e do Sul do Brasil. -Savanas  (campos onde há, além de gramíneas, arbustos e árvores. Ocorrem principalmente na América do Sul e America Central, na Ásia, na África e na Austrália.O Cerrado, que cobre 25% do território brasileiro, e a Caatinga são exemplos de savana.
Desertos: Os desertos são situados em regiões de clima muito seco, que recebem pouca chuva. Dependendo da região onde se encontra, em um deserto pode haver variações de temperatura entre as estações do ano.Encontram-se em regiões da América do Norte, América do Sul, África, Ásia e Austrália. Por causa da escassez de água, a vegetação é pobre. As poucas plantas estão adaptadas ao clima seco. O cacto é um exemplo de vegetal adaptado aos desertos: ele reserva água em seu interior e possui as folhas modificadas em espinhos para evitar a perda de água por transpiração. Já os animais durante o dia passam escondidos em tocas no solo e saem á noite para caçar.

BIODIVERSIDADE UNIDADE 5

Chama-se biodiversidade ou diversidade biológica a variedade de espécies de seres vivos encontrados nos diversos ecossistemas do planeta. Compreende, portanto, a diversidade de espécies da fauna (animais), e da flora (vegetais) e de microorganismos que realizam suas funções ambientais em conjunto, mantendo o ecossistema em equilíbrio. A biodiversidade do nosso planeta compreende os ecossistemas terrestres e os marinhos.
O Brasil é considerado campeão mundial em biodiversidade, tanto de animais como vegetais. Possuímos o maior número de espécies de mamíferos e de peixes de água doce, o segundo de anfíbios, o terceiro de aves e o quinto de répteis, com mais de 50 mil espécies de arvores e arbustos, o Brasil é o primeiro em biodiversidade vegetal.
Para que haja biodiversidade é necessário existe equilíbrio ecológico entre os seres vivos e o ambiente.
No entanto, com o aumento da população humana gera um dos motivos da exploração sem controle de ambientes naturais como florestas, o que vem causando graves transtornos à biodiversidade.
O equilíbrio de um ecossistema pode ser alterado por processos naturais como também por ação do homem sobre o meio ambiente. Gerando assim desequilíbrios ecológicos ameaçando a biodiversidade.
Chama-se de processos naturais àqueles que ocorrem naturalmente, ou seja, sem a participação do ser humano. São alguns exemplos:

-A atividade de um vulcão que lança na atmosfera enxofre e outros gases tóxicos, causando a morte de animais e plantas.
-Enxurradas que arrastam para dentro dos rios substâncias tóxicas que causam prejuízos aos seres vivos aquáticos e aos terrestres que bebem dessa água.
-Geadas intensas que cobrem a vegetação, queimando e destruindo vegetais e animais do solo.
-Incêndios que podem começar sozinhos se a vegetação estiver muito seca ocasionando a morte de seres vivos.
-Outros fatores naturais são terremotos, maremotos, radiação solar intensificada, tufões, furacões, tornados, frio ou calor intenso, secas prolongadas e enchentes.

            Esses desequilíbrios se não houver intervenção humana, após algum tempo por não serem freqüentes recompõem e os ecossistemas voltam ao seu equilíbrio.
           
            A ação humana são as mais freqüentes alterações que ocorre no ambiente. São algumas delas:

- O desmatamento e as queimadas das florestas para o comércio da madeira e as queimadas, ou o plantio de pasto para o gado e o manejo inadequado da terra para a agricultura.
-O despejo de resíduos domésticos e industriais diretamente em rios, lagos e mares o causando intoxicação e mata seres aquáticos.
-O lançamento de gases tóxicos no ar por escapamentos de veículos e ou pelas chaminés das fábricas causando danos á nossa saúde e á de outros seres vivos.
-A utilização sem controle, de agrotóxicos em lavouras contamina o solo e os rios, matando seres vivos terrestres e aquáticos.
-A construção de usinas hidrelétricas causa danos à biodiversidade, ao represar a água dos rios, em muitas vezes áreas de florestas precisam ser inundadas, matando assim diversas formas de vida, ameaçando de extinção muitas espécies de animais e vegetais.
            IBAMA (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais renováveis). ONGs (Organizações não governamentais).
            Unidades de conservação do ambiente natural, essas unidades são áreas destinadas à preservação de espécies animais e vegetais. As unidades de conservação são administradas pelo Governo. Existem alguns tipos de unidades:

-Reservas biológicas: são áreas totalmente reservadas, onde não se admite visitação pública.
-Parques nacionais: são grandes áreas que ainda não foram muito modificadas pela ação humana, são preservadas espécies animais e vegetais e são abertos á visitação (aos turistas).
-Áreas de Proteção Ambiental (APA): essas áreas têm como objetivo a proteção de animais e plantas. É permitido, com certa restrição que seres humanos habitem esses locais desde que obedeçam as condições estabelecidas pelo IBAMA.


BOA PROVA!!!

                     BOAS FÉRIAS!!!! 
Feliz Natal... bjs Tia Susana

Um comentário:

  1. Tia boas férias
    e que no de 2011 estaremos juntas novemente
    Muito Obrigada por tudo
    Bjoss
    Até 2011

    ResponderExcluir